Senta que lá vem história, Vivi e aprendi

Como instalar Windows 7 + Ubuntu em seu PC

O motivo que me leva a escrevae essa tutorial, é pra na verdade, mostra o quanto eu apanhei pra fazer o chamado “dual-boot” no meu computador, e descobrir que no final é algo fácil.

Então vamos lá.

Primeiro consiga os dois CD’s/DVD’s com os sistemas operacionais, ou assim como eu você pode baixar os dois(não estou fazendo apologia a pirataria de modo algum).
Os arquivos virão em formato de imagem, o tão conhecido ISO.  Basta agora você gravar essas imagens em um DVD ou CD, para o Windows grave em um DVD, para o Ubuntu um CD basta.

NOTA Use CD’s e DVD’s bons, o que mais me deu problema foi comprar um dvd barato e ele não gravar direito e dar pau no meio da instalação.

Bem, você baixou os arquivos, gravou, agora é hora de instalar.

Da primeira vez que fui tentar fazer o dual-boot, me dei mal. Primeiro por que não sou nenhum expert em computador e fui na base das tutoriais meio velhas por ai e dos chutes também, agora que eu já me dei mal você não vai precisar se dar mal também, por que eu to aqui pra te ajudar.

Você já deve ter instalado o Windows uma vez ou outra certo? Se não, eu vou explicar rapidinho como faz, pois é como instalar um programa.

Coloque o DVD no drive e reinicie o computador, quando ele ligar vai aparecer uma mensagem perguntando se você deseja iniciar pelo DVD, para isso basta apertar qualquer tecla que logo você vai para o assistente de instalação.

Então agora para facilitar a vida de vocês eu vou mostrar imagens passo a passo(clique nelas para ficar grande):

Carregando Arquivos

Iniciando Windows

Iniciando configurações

Selecione a linguagem e clique "Next"

Clique Accept e depois em Next

Agora iremos configurar o seu HD para que ele suporte os dois sistemas operacionais. Para isso teremos que particiona-lo.

Clique em Drive options advanced

Clique em New

Agora digite o espaço que você irá deixar pro seu sistema operacional, para o windows 7 eu recomendo uns 10/11 gb de espaço, então você deverá digitar 11000(algo assim). Feito isso seu HD está particionado, você deve escolher a partição menor para colocar o windows (a de 10/11 gb) e prosseguir normalmente.

Depois que seu Windows estiver instalado, vai chegar a feliz hora de então colocar o Ubuntu.

Coloque o CD no drive e reinicie a maquina, quando for pedido aperte alguma tecla para iniciar pelo CD.
Selecione a sua língua,  e depois clique em Instalar.

Depois disso é só ir seguindo o famoso “Next, Next ” até a tela “Espaço de unidade alocada”.
Selecione a opção “Especificar particionamento manualmente (avançado)”.

Agora selecione a partição em que você quer instalar o Ubuntu, no nosso caso é toda a partição que sobrou, mas antes precisamos criar uma pequena partição para a área de troca do Ubuntu, chamado Swap.

Clique em “adicionar”, vai abrir uma tela e digite o valor do espaço para esta partição, recomenda-se que quanto menor sua memória ram, maior seja o espaço. Por exemplo, o meu computador mequetrefe tem apenas 1gb de ram, então eu deixei 2000(2gb) de espaço para o Swap.

Clique em ok, depois vá em adicionar novamente, agora está será  a partição do ubuntu, novamente digite o espaço(10gb é o suficiente), depois crie um ponto de montagem em “/” (raiz), marque a partição ext4 e clique em “nstalar agora”.

Depois disso é só aguardar a instalação ser completada e seguir os passos que são pedidos, como selecionar hora, e outras coisas mais.

Espero que tenha ajudado, duvidas poste nos comentários ok?

Padrão

2 comentários sobre “Como instalar Windows 7 + Ubuntu em seu PC

Deixe seu comentário

