Crônicas, Das idiotices do mundo

Má fé

A parte que interessa está no 3º paragrafo.

Não definiremos ética e moral, antes de mais nada espero que tenha embasamento filosófico suficiente para compreender o que são essas duas coisas, caso contrário poderá procurar na wikipédia. Não que eu seja um grande detentor dos conhecimentos filosóficos, mas é importante que tenhamos alguns conhecimentos sobre física para entender a teoria da relatividade.

Não vou mais me estender em dissertações abstratas, vamos ao que interessa. Quando em 1929 quando fundaram a escola, a ETec Fernando Prestes, que tinha outro nome obviamente, era uma terra de produção tecnológica, ou algo assim. Anos mais tarde criou-se o ensino médio, e as três grandes casas, ou melhor dizendo as três primeiras turmas, o 1, o 2 e o 3. E só pra manter a comparação o HP, o 2 é a grifinória e o resto das classes eram todas sonserinas. Entendam a  comparação antes de me meterem pedras, de 20 gincanas(numero irreal) o 3º2 venceu 15, as outras foram algumas poucas salas que se destacaram em casos isolados, haviam teóricos que diziam que a direção favorecia o 3º2. Estou enrolando demais né?

Havia a necessidade de se arrecadar dinheiro para a gincana, subestimar adversário em épocas de gincana não nós daria a menor chance de chegar em 3º lugar. O 3º4 espertamente pegava todas as latinhas e outros recicláveis na escola, não importa onde estivesse. E nós? Eis que surge a ideia de fazer uma rifa, para arrecadar dinheiro, já aconteceu outros anos, outros terceiros já fizeram isso, por que não?
Mas pera ai, se fizermos isso, outras salas vão fazer também. Então diremos na escola que é para ajudar alguém a fazer a formatura, nenhum problema até então.

Vendemos em torno de 50 números, sendo uns 10 na escola, cada número a  R$ 2,00 ou seja, um total de R$ 100 com a venda da rifa. Compramos os leites que davam com esse dinheiro( uns 50) e lá vamos nós felizes e contentes para a escola, chegamos e minutos depois éramos os diabos vestidos de cinza que moravam na caverna do batman( vulgo classe estranha no fim do nada), alguém contou nossa ideia genial para o povo do 3º3 e desencadeou uma reação histérica da respectiva classe. Fomos taxados de ladrões, mal feitores, nos igualaram aos políticos corruptos de Brasília, tudo isso por que como bem disse alguém que estava contra nós “Vocês disseram que iriam ajudar uma pessoa, mas ajudaram várias”. Espalharam a noticia do mesmo modo que os cristãos extremistas caçaram as bruxas no século XVI, éramos os próprios bruxos do Fernando Prestes.
Logo depois veio a sentença, desclassificar toda nossa pontuação referente ao leite. Pera lá né, vamos ter bom senso, erramos? Não sei, mas vamos pagar pelo que fizemos, mas querer ganhar vantagem demasiada em cima disso já é querer sentar nas nossas costas e dar chicotada, há que se ter um limite. A ideia de retirar os leites que conseguimos com o dinheiro da rifa era a mais plausível, e foi o que fizemos, mas eles queriam mais, queriam nos desclassificar da gincana inteira. Aham senta lá Cláudia.

Nós do 3º2 pedimos humildemente e com sinceridade desculpas se tenhamos causado qualquer constrangimento a quem tenha comprado nossa rifa maliciosa, mas não aceitaremos de cabeça baixa humilhações e acusações pífias.

E que venham comentários de todas as partes.

 

*Update

josewilsonB :
Vou explicar uma coisa hoje todos os representantes de sala se juntaram e votaram em uma comissão de ética para a gincana. O primeiro problema a ser resolvido era a questão 3EM3 e 3EM2 a comissão se juntou após ambas as partes esporem suas ideias.
Cada um falou 5 minutos teve direito a 3 de replica após tudo isso a comissão se fechou e decidiu que o 3EM2 perderia 600.
Só ressaltando essa comissão foi eleita pelas 15 salas sendo um representante do 1º ,2º,3º. A decisão da comissão com combinado era soberana sem a opção recurso e ficou acertado entre as salas que nenhum dos integrantes das mesmas trocariam ofensas na rede ou na escola.
Sendo assim orientei os meus colegas de classe que se comprometeram a ficarem de boa. Espero o mesmo do 3em2.

Anúncios
Padrão

13 comentários sobre “Má fé

  1. Carlotz ( 3º2 ) disse:

    PEDIMOS DESCULPA É O CARALHO!

    ENGRAÇADO É VER UM MONTE DE PURPURINA CAUSANDO NO PÁTIO DA ESCOLA COM UM ASSUNTO JÁ ENCERRADO ( OS 50 Lts QUE TIRAMOS ).

    EU ACHO QUE ELES VIRAM QUE NUM TEM PORRA DE CONDIÇÃO NENHUMA DE GANHAR A GINCANA E ESTÃO QUERENDO NOS TIRAR DELA PRA TALVEZ CONSEGUIREM UMA BOA EXECUÇÃO… QUAL É ? MEDO DE PERDER PRO 3º2 ? SERÁ QUE VOCÊS CHEGAM ATÉ AS “2 SALAS QUE MAIS “BOMBAM” NA GINCANA ?” SE TOQUEM!

    • Felipe A. de Souza disse:

      Só vi “mi mi mi” no seu comentário.
      Toda a escola sabia que 50 litros não eram o que foi obtido com o dinheiro da rifa.

      Quanto a ganhar ou perder, sinto informar, mas não damos a mínima pra isso, nem, em momento algum, queríamos tirar o 3º EM 2 da gincana, inclusive, a título de informação, falamos com o Chicão, que falou dessa possibilidade, e fomos contra.

      Por fim, vai ser indiferente para mim, e creio que para todos os meus colegas, se vamos “bombar” ou não na gincana.
      Pense nisso, e “se toque” 😉

      Sem mais 🙂

  2. Raulzito disse:

    Não vejo problema algum em qual foi a história que foi utilizada para vender as Rifas, não passam de um bando de chorões que não sabem perder…
    Em administração, marketing é o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-venda.

    Vocês que perdem tempo brigando e discutindo sobre a história de ajudar uma pessoa para formatura ou criar uma expectativa de venda não passam de hipócritas…

    A idéia era arrecadar leite, e o 3EM2 arrecadou leite…

    Fora isso vocês que estão se formando, deveriam estar um pouco mais crescidinhos, e dar valor as coisas que realmente importam, se mentir sobre uma rifa para arrecadar dinheiro para comprar leite e fazer a doação é ser errado…Então eu estou do lado errado…

    Se ver a outra sala arrecadando dinheiro a partir de uma rifa, independente da estratégia de venda, sabendo que foi comprado leite para doação, e ficar querendo tirar pontos da sala é ser vencedor ou certo…

    Então eu confeço…que sou Totalmente Errado…

    “Não é a fome, mas, pelo contrário, a abundância, o excesso de energias, que provocam a guerra.” (José Ortega y Gasset)

    Deveriam se preocupar em ajudar quem necessita…em vez de gastar energia criando uma guerra.

    Pessoas assim envergonham o País.

    att,

    Raulzito.

    • Felipe A. de Souza disse:

      Bom, não adianta tentar definir o conceito de marketing, como se isso justificasse o ato. Inclusive, vale ressaltar, que um marketing ilusório (famosa propaganda enganosa) é passível de punição, algo que alguém que pretende explanar o conceito de marketing deveria saber.
      Tão pouco justifica o ato com a justificativa de que o 3º EM 2 assim o fez com objetivo de ajudar ao próximo.
      O que é necessário entender é que nada, e absolutamente nada, justifica um ato errado. Seria a mesma coisa que dizer que um ladrão não deve ser julgado, caso o dinheiro que ele venha a obter com o que roubou seja doado inteira ou parcialmente a uma instituição de caridade.
      O que de fato trata-se de hipocrisia é tentar converter um erro em algo correto, com o pressuposto de que foi efetuado como uma boa ação. Oras, se realmente o objetivo era ajudar, por que diabos não fizeram arrecadação, ou até mesmo vendessem a rifa, porém, informando o real destino dela? Se o objetivo realmente era só auxiliar o próximo, por que houve a necessidade de enganar os compradores? Provavelmente houve receio de que se dissessem o real destino do dinheiro, não iriam obter as mesmas vendas (e tenha em mente que este pensamento trata-se unica e exclusivamente de um pensamento meu).
      No mais, sim, você realmente está do lado errado, a partir do momento que tenta justificar um erro citando um objetivo que, se realmente fosse o objetivo da sala, não teriam a necessidade de fazerem o que fizeram. Como adendo, se realmente o objetivo era ajudar, por que reclamam tanto pelos pontos perdidos?
      São pessoas que cometem erros e tentam justificá-los como se fossem boas ações que envergonham o país, e, diga-se de passagem, igualam-se aos políticos e criminosos, que utilizam-se de táticas parecidas para se justificarem.
      Por fim, vale ressaltar que nunca nos interessou “tirar pontos”, o que queríamos sim, era uma punição para o erro cometido pelo 3º EM 2, pois queremos que tanto a gincana quanto a escola continuem a seguir os preceitos de ética e moral pré-estabelecidos em décadas e décadas de história da ETEC Fernando Prestes, mantendo um dos preceitos pelos quais sempre ouvimos falarem sobre os alunos. Apenas fizemos valer o lema da escola (o qual deveria ser seguido por todas as escolas, diga-se de passagem), para que a sala pudesse aprender que erros devem ser e são punidos.
      Como último adendo, nós que estamos nos formando estamos sim crescidinhos, crescidos o suficiente para julgarmos atos errados e para cobrar das autoridades a devida punição, bem como para termos ética, moral e a consciência de que o ato praticado foi totalmente errado, tal qual a sala deveria ter tido, antes de realizá-lo com o objetivo de “auxiliar ao próximo”.

  3. Rafael disse:

    Só uma pergunta aos nossos “amigos” do 3ºEM3:

    – Vocês arrecadaram leite para ganhar a gincana ou para o que realmente valia, ajudar as instituições?

    Bela merda de gincana solidária é essa que vocês participam então!

    Doaram, mas por interesse, então morram com os seus pontos conquistados enquanto os que morrem de fome matam-a com os tantos litros de leite a mais do 3º2!

    Agora, se eles também fizeram por interesse, isso não cabe a vocês julgarem, então coloca a mão na consciência, se é que vocês têm uma, e parem de ser hipócritas.

    O justo vencerá, o honesto se contentará.

    RAFAEL – 3ºEM1

    • Felipe A. de Souza disse:

      O seu comentário responderei parte-a-parte:
      Arrecadamos (porta-a-porta, que fique claro!) por três motivos:
      1º – Devido ao destino da arrecadação;
      2º – Diversão, um dos pontos que conseguimos com sucesso nesses 3 anos, com diversas histórias pra contar sobre as arrecadações;
      3º – Manter a tradição da participação.

      Em momento nenhum doamos por interesse, haja vista que não fizemos nenhum esforço para conseguir algo além da meta, aliás, muito pelo contrário, nem ao menos procuramos bater a meta. Apenas saímos arrecadar algumas vezes e conseguimos as doações.

      Agora, deixe-me ver se entendi bem o absurdo que você escreveu.
      Nós não podemos julgar se eles utilizaram-se de meios comprovadamente errados com o único interesse em obter mais pontos, mas você pode nos julgar? Por favor, me diga que eu entendi errado, pois você joga um argumento e logo se mostra contra ele!

      Se nós, que comprovamos perante a comissão de ética que a sala cometeu um ato de má fé (conscientemente ou não, e aqui sim, não cabe julgarmos) para com os alunos, professores (afirmando que o objetivo era ajudar um colega de sala na viagem de formatura) e demais compradores da rifa (utilizando-se ilegalmente do carimbo da escola) não temos consciência, o que dizer da sala que cometeu os citados erros? Como respondi ao Raulzito, nós apenas agimos conforme a nossa moral e consciência, seguindo os padrões de ética que sempre existiram em anos anteriores, e que neste ano foram abalados com o ocorrido.

      Por fim, só queria que me explicasse aonde viu a hipocrisia, sendo que até o presente momento não veio a meu conhecimento nenhuma prática semelhante realizada por quaisquer alunos do 3º EM 3, tão pouco percebi meus colegas de sala se importarem com a gincana a ponto de irem contra a ética e a moral, seja a da escola, ou a da própria sala.

      No mais, falando tanto para você quanto para o Raulzito, não vejo o porquê de tamanha revolta agora, já que a comissão de ética, eleita pelos representantes das salas, e com decisão soberana (inclusive com debate, onde tanto o 3º EM 2 e o 3º EM 3 puderam argumentar e utilizarem-se de réplicas) já julgou a punição e deu o caso por encerrado.
      Estando o caso já encerrado, prossigamos com nossas vidas.

      Abraços 😉

      • Rafael disse:

        Felipe

        Deixo apenas uma questão no ar:
        – Se não estão nem ai, porque então se incomodarem tanto? Não querem ganhar, então qual é o motivo de levar até a comissão de ética?

        Ta ai sua hipocrisia!

        Defensores da ética e das boas maneiras? Desculpa, até então Capitão América pra era só nos desenhos, ou será Super Homem?

        Você coloca a sua mão no fogo por todos da sua sala? É o porta voz? Cuidado, falar por uma maioria é diferente de expressar o que pensa!

        Fica aqui minha opinião, 3ºEM3 não tem moral!

        Abraço

  4. Facil é falar que são os bonzinhos, já que pediram desculpa, devolvam o dinheiro para quem achou q ira ajudar alguem com a formatura, pois para mim isso é desvio de dinheiro. É coisa de pessoas sem carater e indule, e pode ter certeza q como um dos conselheiros de etica da Gincana, isso não ficara por acaso….

    O q é justo é justo !!!
    3° 2 maior vergonha da escola!!!

  5. Raulzito disse:

    O que é necessário entender é que nada, e absolutamente nada, justifica um ato errado. Seria a mesma coisa que dizer que um ladrão não deve ser julgado, caso o dinheiro que ele venha a obter com o que roubou seja doado inteira ou parcialmente a uma instituição de caridade.

    Acho que nós estamos falando do Robin Hood…Certo???….HAUHAUAHUAHAH

    Certeza que o 3º2 agiu de má fé, pois fica claro que a intenção deles foi ganhar mais pontos na gincana…Em relação ao Marketing, utilizaram de uma mentira para se sobressaírem nas vendas.

    Isso torna claro a incompetência comercial que o 3º2 tem???

    Quanto a ser a maior vergonha da escola, creio que não…Se fosse não seria dado tanta atenção a eles, ou seja o ato deles foi contra tudo que eles haviam demonstrado por um bom tempo.

    Acredito que não há necessidade de continuar alarmando quanto a esse fato, porém não julgo o 3º2.São meus amigos Forever e pessoas boas que talvez estejam errados nesse caso.

    Quanto a incompetência comercial, acredito que eles não a tem, pois poderiam vender facilmente a rifa de maneira honesta e justa.( Pena que eles não perceberam que tem potencial para tal fato).

    Ao 3º3 -Nada mais justo que reivindicar seus direitos, já que em plena consciência não cometeram se quer um deslize durante a gincana.

    Quanto a julgar, não tenho o que dizer.Só deixo o seguinte texto.

    Origem: Bíblia, Mateus 7:1-5

    1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
    2 Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
    3 E por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
    4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tens a trave no teu?
    5 Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

    Um ótimo final de semana a todos.Fiquem com Deus.

    Att,

    Raul Santos Moura

    Twitter: @Raulzito_Moura
    MSN: Rauzito.moura@hotmail.com

  6. EMX disse:

    O LEGAL É QUE VOCêS FALAM COMO SE SÓ O 3º3 TIVESSE REQUERIDO ISSO, FOI UMA DECISÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA ISSO, TEVE GENTE DO 1, 3 4 e 5, ENTÃO SAIAM FALANDO NA ORELHA DE TODO MUNDO ANTES DE VIR CRITICAR SÓ UMA SALA.. “MARKETING?” BOM, SE ENGANAR UMA PESSOA QUE FAZ UM AUXILIO PARA COM UM COLEGA DE ESCOLA PRA GANHAR PONTOS É MARKETING, ENTÃO ESSA É UMA AREA RIDICULA.. OU VOCÊS ACHAM QUE SE NÃO TIVESSE COMPETIÇÃO EM PAUTA, ELES SE ESFORÇARIAM TANTO? VOCÊS FALAM COMO SE PENSASSEM APENAS EM QUEM ESTÃO “AJUDANDO”, POIS É, É SÓ LEMBRAR DO TAL DO “DELEITE DAY” E O FRACASSO QUE FOI EM RELAÇÃO AOS 6 MIL E POUCOS LITROS DE LEITE DA GINCANA.. NO DELEITE DAY NÃO TINHA COMPETIÇÃO, O QUE FOI ARRECADADO FOI DESPREZÍVEL PERTO DO QUE FOI ARRECADADO AGORA… PAREM DE HIPOCRISIA, O QUE O 3ºEM2 FEZ FOI ERRADO E PRONTO… ALIAS, PECARAM EM DOBRO, TENTARAM ENGANAR E NÃO SOUBERAM NEM FAZÊ-LO DIREITO…

    • Rafael disse:

      E que propriedade você tem para falar se nem o próprio nome tem a capacidade de divulgar?

      O Felipe, o Raul e todo mundo mais que se nomeou são os que realmente sabem o que falam, e isso é um debate de opiniões não essas asneiras que escreveu.

      E pelo visto nem capacidade de entender o que o Raul falou sobre marketing você possui!

      E cada vez mais o nome da ETEC FERNANDO PRESTES vai sendo manchada por essas crianças!

      • EMX disse:

        Só leio mimimis nessa sua citação, meu filho… Me diga se eu menti em uma palavra do que eu disse, só uma. Ou o “deleite day” foi um sucesso comparado à arrecadação da gincana? bom, só se 700- litros de leite forem comparáveis à 6000+… COMPETITIVIDADE, é só o que falta alguem falar que o 3EM2 fez tudo isso só pra poder ajudar mais pessoas ¬¬, porque não o fizeram no tal do deleite então? ou pegar “ilegalmente” o carimbo da escola pra “oficializar” a tal da rifa foi algo justo? creio que v.sª está se deixando levar demais pela tal amizade que tem com o dono deste blog. E como eu disse, essa não foi só uma decisão do EM3, foi uma decisão da COMISSÃO DE ÉTICA, não foi o EM3 que falou “vamos tirar X litros de leite do EM2”, o EM3 entrou com recurso por algo ILEGAL, e se v.sª não sabe, ano passado essa sala abriu recurso contra o EM3 por causa da dança da gincana, que abordava o tema “sexo”, e por esse motivo, foram desclassificados, então se tem alguem que não pode se fazer de VITIMA naquele lugar, é o EM2. Se v.sª não estava na reunião da CDE para saber, então fique quietinho.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s