Contos

Tempo e perdão

Braid

Tim anda a procura da princesa para a salvar. Ela foi raptada por um monstro terrível e malvado.
Isto aconteceu por que Tim cometeu um erro.

Não apenas um. Ele cometeu vários erros durante o tempo que estiveram juntos, todos esses anos. As memórias da sua relação desvaneceram-se, estão totalmente alteradas, mas uma imagem ficou marcada: A princesa a virar-lhe as costas bruscamente, a trança dela a baloiçar de contentamento.

Ele sabe que ela tentou perdoar. Mas quem consegue esquecer uma mentira, uma traição? As relações mudam irreversivelmente com um erro assim, ainda que nós tenhamos aprendido com os nossos erros e não voltemos a repetir. Os olhos da princesa estreitaram-se, ela tornou-se mais distante.

O nosso mundo, com suas regras da causalidade, treinou-nos para sermos tacanhos com o perdão. Se perdoamos demasiado depressa, podemos magoar-nos muito. Mas se aprendêssemos com os erros e nos tornássemos melhores por isso, não deveríamos ser recompensados por essa aprendizagem ao invés de sermos castigados pelo erro?

E se o nosso mundo funcionasse doutros modo? Suponhamos que lhe poderíamos dizer: “Não queria dizer o que te disse”. E ela responderia: “Tudo bem, eu percebo”, e não se iria embora, a vida iria continuar como se nunca tivéssemos dito nada?
Poderíamos eliminar os danos, mas mesmo assim aprender com a experiência.

O Tim e a Princesa passeiam pelo jardim do castelo, rindo, dando nomes aos pássaros coloridos. Os seus erros estão escondidos um do outro, presos entre o passar do tempo, seguros.

Anúncios
Padrão

Um comentário sobre “Tempo e perdão

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s