Das idiotices do mundo

Você vai ficar desempregado

Não nesta década.

A afirmação kafkaniana do meu professor de estatística me fez pensar sobre as possibilidades de tais fatos, e se tal afirmação, baseada na premissa dita por ele (de que quem não sabe estatística ficará desempregado), realmente teria fundamento.

O mundo não é preto no branco

Ter conhecimento em diversos assuntos, até mesmo assuntos que não abranjam sua área de atuação é de fato um dos fatores mais importantes para conquistar e manter um bom emprego. O mercado procura hoje profissionais multi-capacitados, com diversas experiências e óbvio, uma ampla bagagem cultural.
Mas até que ponto devemos expandir nossos conhecimentos em busca da melhor posição dentro de uma empresa?

A questão baseia-se em algo um tanto quanto supérfluo que é o nível de aprofundamento em estatística que os alunos de publicidade e propaganda são submetidos.
Em tom de brincadeira disse ao meu professor que eu não iria usar aquilo na vida profissional, pois iria ser diretor de arte.
Segundo ele eu iria ficar desempregado pois iria ser substituído por alguém mais competente.

O mundo é feito de 1.000 pessoas que obedecem, e 1 que manda. Quem você quer ser?

Bela citação do meu professor, como se a vida fosse realmente assim.
Mandar e ser mandado é uma questão que daria um outro extenso post.
Concordo quando ele diz que quem não estuda, fica para trás. Acontece que eu estudo, e não é pouco. Só não estou disposto a aprender de forma tão aprofundada uma matéria que pouco ou nada usarei no ramo profissional. Para o mercado publicitário, pouco importa se você é bom em química, ou em biologia por exemplo.

Um pouco de foco

A geração atual cresce cada vez mais com esse estigma de que devemos ser bons em tudo.
Seja ágil, seja criativo, seja produtivo, conheça esta e aquela ferramenta, esta linguagem e também esse padrão.
É claro que a gente deve sair um pouco fora da caixa, e se tornar de vez em quando pau pra toda obra. O problema é que ser pau para toda obra o tempo inteiro, poderá acabar fazendo de você prego na areia. Um profissional que faz de tudo, mas não faz nenhuma das coisas bem feito, será sumariamente eliminado com o tempo.
Então, antes de sair aprendendo tudo o que vê pela frente, dedique-se a algo e se possível, seja especialista no assunto.

Uma das regras de marketing que vale para vida é: Segmentar é poder.
Especialize-se na sua área de atuação e obtenha conhecimentos sólidos nas áreas que circundam-no.
Porém, permita-se não saber de algo que não seja de extrema de relevância.
Você pode economizar muito tempo e frustrações deixando de lado pequenas  contas inconveniências da vida.

Anúncios
Padrão

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s